Lu

Está para iniciar a minha época preferida do ano, meu carnaval particular: Começa, na sexta, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, este ano, na sua 32ª edição.


Posso dizer que nasci com a Mostra embora a acompanhe, efetivamente, desde 1992 .Foi nesse ano que eu assisti a um debate com um diretor americano novato que estava no Brasil divulgando seu primeiro filme: Cães de Aluguel. Um ano mais tarde o cara ficou mundialmente famoso com o lançamento de Pulp Fiction que, na minha opinião, conta com a melhor trilha sonora da história do cinema (junto com Drácula de Bram Stockler e More and Better Blues, do Spike Lee).


Para enumerar alguns dos momentos marcantes de 16 anos de Mostra, vou me valer das lembranças mais instantâneas, independente da cronologia ou da importância; assistir aos primeiro filmes do Dogma 97 e sair da sala levemente chocada; chorar compulsivamente durante os filmes da trilogia do Kieslowski baseada nas cores da bandeira francesa e nos ideais da revolução; surpreender-me com a delicadeza do cinema iraniano, me emocionar ao presenciar meu primo Flávio ser aplaudido, de pé, durante dez minutos, após a exibição de Terra Estrangeira.


O diferencial deste ano é a seleção de muitos filmes sobre música, incluindo o dirigido pelo Branco Melo sobre a história dos Titãs. E o melhor: Semana que vem, Win Wenders nos dará a honra de sua presença !!!